Sejam bem vindos a uma grande viagem

Quer viajar comigo pelo mundo? Então venha!

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

La paz..sem paz

Acordei as 6.30..gracas as francesas..e claro!

Depois que todas elas se embelezaram ocupando o unico banheiro do nosso quarto..foi a minha vez do momento de beleza..acordar para vida!

Tomei o cafe michuruco do hostel...este foi o mais pobrinho ate agora..ate parece o la de casa do dia nosso de todos os dias..srs cafe com leite e pao com mateiga.

Depois peguei o mapinha e fui descobrir onde ficava o bendito escritorio da empresa que  oferecia os onibus ate Uyuni, onde fica o lago de sal. Serao 14 hras de viagem virando a noite de hoje. O papel dizia para chegar ate as 10 horas, do contrario perderia a reserva que fiz do brasil.

Andei rapido pelas de la paz, e perguntei em varios lugares..so para garantir que seguia o caminho certo..as placas nao sao tao perfeitas asssim..e os numeros tbm nao seguem nenhuma ordem.
Pense no desespero de uma pessoa de olho o numero do papel que diz 102 e voce estar no inicio de uma enorme ladeira no 490..cuja sequencia era exatamento 489,488,487...respirei fundo e fui seguindo..maravilha depois de 80 numero caiu para o 102 srsr
Era examente 9:30...um senhor desesperado pelas badaladas campanha saiu e me disse nao tem ninguem, nao tem ninguem..a campanha que deve aperta e essa..e me apontou para outra srs..nenhuma delas havia descricao..consciencia limpa.

Sentei no chao e fui esperar aqueles atrasados..pois na porta tbm dizia que abriam as 9.

O senhor ficou com do e abriu a porta para que eu esperasse do lado dentro sentada na cadeira.

As 10 a mulher chegou afobada, me atendeu e deu o ticket.

Comecei meu tour por ali mesmo.

La paz nao tem muito para se ver..pelo menos eu nao encontrei. Parte dos museus estao fechados para reforma e a cidade para uma grande obra.

Tive a sorte de acompanhar uma fanfarra feita por alunos da escola secundaria que celebravam a primavera..se bem entedi.

Fui em dis museus que contavam um pouco da historia da conquista da Bolivia e depois a mercado das bruxas, onde ha muito artesanato e ervas medicinais, sabonetes e um milhao de coisas para todos os gostos.

O meu corpo comecou a declinar com o clima, as vezes parece resfriado, mas como muitos dizem que sintoma da altitude nao me preocupei..dores de cabeca, sensacao de tontura e o corpo esta mais pesado do que antes...e o clima da cidade..dizem que folha de coca ajuda a melhorar tudo isso.

Cometi uma gafe gigante ao perguntar uma informacao para um senhor surdo...que apesar de nao entender nada do que eu falei tbm insistiu em me dar uma informacao..mesmo que errada..so para nao perder a oportunidade..depois eu enxerguei o aparelho dele e entedi que ele disse que era surdo srsr

Nas vendas todos querem falar e dizem o tempo inteiro: - pergunta qualquer coisa, o preco, o que queres, o que deseja..qualquer coisa..fale que eu respondo.

O povo boliviano nas lojas sao simpaticos..e nao ficam bravos quando olhamos por um tempo e vamos embora sem comprar nada..ainda agradecem com um sorriso, depois de contar algumas historias.

A comida aqui parece dificil...as cholas vendem de tudo pelas ruas..alimentos estranhos, inimaginaveis para minha ingestao...mas o povo come tranquilamente, mesmo com a sugeira local.

Frango e o prato principal..tudo tem o famoso pollo assado, frito, cozido...acabei almocando um frango empanado com arroz e alguns molhos estranhos com batata assada...nada mal para quem ja estava caindo de fome pelas ruas..apos procurar algo apetitoso e desistir de encontrar via foto e nome de cartaz srs.

Andei por muitos lugares e nada de muito interessant vi, predios velhos, cor de po, transito cheio o dia todo, buzinas..quase fui atropelada por um desses carros malucos que entram e sai de todas as ruas sem seta e sem buzinar.

Enfim..exausta ca estou eu para descansar antes da nova jornada ate Uyuni esta noite!
Beijos

Embarcando para La paz

Buenas tardes amigos!!

Decidi voltar para o aeroporto de metro e onibus, a economia foi de cerca de 4 mil pesos, e a facilidade foi enorme. A estacao de trem ficava perto do hostel, e ao descer na estacao final o onibus parecia estava apenas me aguardando, a ultima passageira e saiu logo em seguida que paguei direto ao motorista.

Eles deixam no portao de embarque, depois sw fazer o check in na hora fui correndo despachar a mala e senhorita da Lan resolveu implicar com o tamanho do mochilao nas costas, explicar que era o mesmo que veio do Brasil pela Lan nao fez nenhuma  diferenca, entao empurrei as coisas ali mesmo no chao do aeroporto, apertei a mala e a fiz encolher cerca de 20 centimentos..recorde absoluto..ainda bem que realmente nao estava muito cheia desta fez...eu me superei para fazer essa mala de quase 20 dias! Palmas para mim....passei pelos portoes e vi algo estranho...o aviao teria escala em quirque..uma cidade no meio do nada no chile...essa era nova!

Paramos por cerca de 1 hora nesta cidade no meio do deserto, e todo mundo encasquetava de me perguntar se eu realmente estava viajando sozinha..uhhh inacreditavel srsr

Voamos logo depois para La paz, e a viagem fui muito curta ao som de musica nativa no aviao que de tao pequeno tinhamos que dividir uma pequena tv entre varios bancos de varias fileiras...tv que nao servia para muita coisa, com pegadinhas sem som.

Ao chegar no aeroporto de la paz, muito pequeno, assim como o de Quirque..passei por dezenas de policias..que mais me lembravam a louca academia de policia, com aquela turma de uniforme da interpol e o rosto tipicamente boliviano, pareciam meio atrapalhados..mas muito simpaticos e atenciosos. A moca foi abrir minha mala e ainda disse que era uma formalidade, que as cameras estavam olhando..mas so abriu mesmo..nem revistou nada..liberam e la fui eu.

tentei trocar alguns pesos por bolivianos, e 4 mil pesos me renderam 46 bolivianos...com o qual acabei pàgando o taxi...porque o taxista...para variar..resolveu me assustar com o perigo que eu poderia encontrar indo de onibus e depois pegando o taxi na estacao de onibus rodoviaria. Isto custaria 15 bolivianos...o taxi em media era 65 bolivianos...eu ofereci 45 e ele pegou!

Deu uma enorme volta na cidade, devido as ruas do centro serem contra mao.

As cholas, indias tipicamente bolivianas que andam com saias rodadas e coloridas e chapeu de coco na cabeca estao por todos os lados da cidade e o centro super lotado me lembrou a regiao do bras a 20 anos atras, recheado de camelos para todos os lados, alem de todas as construcoes serem de tijolos laranjas..o que da a impressao de ser uma grande favela.

Depois do city tour no taxi para chegar no hostel me deslumbrei...o hostel era um hotel vitoriano reformado, de cores vermelhas na fachada e na tapecaria que cobriam todas as paredes, os grande ilustres de cristais decoravam as enormes salas, o pub, o chafariz. Eram 4 andares de escadarias de madeira para o terraco,  mini lan house, sala de cinema e o pub irlandes com festas a  noite...uma noite no hostel nao me deixou aproveitar nada disso..ja exausta..jantei e fui dormir..no enorme quarto onde mais 8 camas em beliches enchiam o quarto, uma suite para meninas srs. Dividi o quarto com  6 francesas e tive uma noite horrivel...nao sei dizer se pensava ou se sonhava..mas eram tantas coisas na cabeca que ate acordei com dor de cabeca!!

Amanha comeca o tour por La pazª!

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Sao cristoban e Santa Luzia - Chile

Erick, meu novo amigo mexicano  foi comigo  visitar os cerros mais famosos de Santiago Sao cristobam e o mais alto e santa Lucia o mais charmoso devido a sua fonte gigante que dizem ter sido inspirada na fontana de trevi de roma, mas so tem a agua de parecido.

Primeiro fomos a feira de los domenicos, a ultima estacao da linha de metro. La conseguimos ver as montanhas com o pico nevado e visitar uma maravilhosa feira de artesanato que mais parece uma vilka hippie, mas bem arrumada, florida e cheia de bancos para sentar e curtir o maravilhoso clima que o lugar oferece..unico na cidade.

Depois fomos tambem de metro ate a estacao Baquedano, a mais proxima do cerro de sao cristobam. Subimos de funicular, o bondinho ate o topo onde ha uma gigante nossa senhora da imaculada conceicao e um santuario ao lado de uma bela capela feita de pedra. O funicular custa 2 mil pesos ida e volta e  a vista que temos de toda Santiago vale  realmente a pena.

Voltamos e fomos almocar em pub irlandes que tinha um almoco em promocao.
5 mil pesos, inclui aperitivo (uma tipica empanada chilena de carne moida)prato principal, carnes assadas com batata, uma taca de vinho, um taca de uma bebida estranha feita com suco de maracuja, uma especie de vodcka e suco de limao, e tambem uma sobremesa..algo tipicamente chileno que me lembrou pessego em caldas...nao gostei deste srsr.

Depois fomos andando ate   o cerro de santa lucia...eu ja exausta so fazia tropecar e ganhar o nome de destratada por aqui tambem.

Depois fomos para a praca das armas tentar trocar mais dinheiro, onde o cambio e mais barato cerca de 505 pesos cada dolar..acho que e essa a conta srrs depois da longa caminhada, shows chilenos na grande praca voltamos para jantar no hostel!

Experimentei um helado de papaya e framboesa delicioso

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Concho y Toro - Visita a uma Vinicula

Hoje decidi visitar a Concho y Toro que fica na cidadede Pirque, cerca de 1h30 de Santiago.

Existem duas opcoes:

1
Opcao de turista: tour que pegara voce no hotel e deixara no hotel por 35 mil pesos ou

2
Opcao mochileiro: Voce ira de metro, depois onibus e pagara a entrada por sua conta para fazer a mesma coisa por cerca de 11 mil pesos.

Claro que minha opcao escolhida foi a de mochileiro, e a diferenca eu gastei em um maravilhoso almoco na vinicola Concho y touro com direito a taca de vinho por mais 12 mil pesos (ja incluso a propina..srs digo gorjeta)

A entrada com degustao de vinhos e tour guiado em portugues custa 8.600 pesos.

MAs antes para chegar la a dica:

Desci no metro las mercedes e peguei o onibus de numero 80. Fui ajudada por um simpatico camelô que ali estava, alias o povo chileno e muito simpatico e educado, alem de sempre solicito na maioria das vezes.

Pedi ao motorista que me avisasse quando chegasse a Concho y Toro, e depois de cerca de 40 minutos quando achei que ele jà estava demorando a chegar perguntei sobre  o destino e ele imediatamente disse que havia esquecido de mim.

PArou o primeiro motorista da empresa que vinha em nossa direcao esxplicou o que fez e eu mudei de onibus para voltar..jà haviamos passado do lugar a muito tempo!

O outro motorista me deixou no lugar desejado, mas a minha reserva para 1h30 ja estava perdida, pois era 13:45 quando cheguei.

Como todos os males,podem vir a nosso bem...fui informada que o tour em espanhol que agendei estava perdido, as 14:00 o tour seria para um grupo que pagou 3x mais para ter queijos e vinhos e o proximo, em portugues seria as 14h50...bem com essa 1 hora  fui obrigada a almocar um maravilhoso salmao com arroz verde e uma batata gratinada que nunca havia esperimentado.
Delicioso e veio a calhar.

Depois o guia brasileiro, direto da Bahia, nos deu uma aula de como tomar vinho corretamente, a historia da vinicola e de como sao produzidos alguns vinhos e a famosa lenda da Carcereiro do Diabo, que cuidava das garrafas de vinho e toneis da vinicola.

Adorei a aula de historia e a degustacao dos maravilhosos vinho...vale muito a pena esta visita, de brinde a taca de vidro que tomamos gravado o nome da vinicola.

PAra voltar fiz o mesmo percursso e cometi o mesmo erro,pedi ao motorista que me avisasse quando chegasse a la Mercedes.

O moco esqueceu e fui parar em outro bairro, bem distante de onde queria, mas que no final tinha acesso ao mesmo metro.

Licao do dia nunca confie que o motorista chileno vai lembrar de te avisar quando chegar ao destino que deseja...se este nao for o final..rs.

Beijosssss


Lana

domingo, 15 de setembro de 2013

Tour em Vina del mar e Valparaiso

Troquei alguns Dolares na casa de cambio no Shopping panoramico na avenida providencia, proximo ao metro Los Leones, unico lugar aberto nas proximidades.

De la segui ate o metro desci na estacao Pajaritos, de onde peguei o onibus da TUR BUS, para chegar a Val paraiso. Por estar sozinha o moco da bilheteria vendeu o ultimo lugar do onibus por 3.600 pesos, o valor inteiro e 5000.

Sao 1h30min ate Val paraiso, e ao chegar na estacao fui ate uma agencia de turismo pedir informacao e a moca mostrou o city tour e conseguiu me vender o city tour por vina del mar e val paraiso durante a tarde inteira por 12000 pesos, o valor inteiro tambem era 18000.

O guia me levaria de van para conhecer todos os principais pontos e devolver na exata hora do bus partir para Santiago novamente as 19h50.

Na van encontrei mais 3 brasileiros de recife e juntos fomos como piloto de fuga chamado Esteban. O Homem corria tanto que ate senti um frio na barriga. Tudo isso porque ele queria nos colocar na van de um outro rapaz que ja havia comecado o city tour e estava em Vina de mar.

A confusao comecou ai, ele nos deixou la com o outro motorista e depois o cara nos explicou que estavam voltando a Valparaiso, e depois faria Vina del mar. Entao eu disse a ele que o tempo seria curto para voltar a cidade depois e que teria que chamar o primeiro motorista de volta. Assim ele fe, e depois de 40 minutos o motorista de fulga voltou e seguiu com nosso tour, explicando tudo em espanhol e mostrando os pontos turisticos da cidade atè novamente trocar nos para a outra van e conhecer val paraiso.

Sao duas cidades litoraneas, Vina, aparentemente mais rica, moderna e bonita, Valparaiso cidade mais portuaria, onde casas velhas e coloridas se misturam em cerros, ou conhecidos no Brasil como morros.
Subindo em um pequeno bonde muito velho, chegamos a parte alta da cidade de onde pudemos ver toda a cidade.

E nosso segundo piloto de fuga correu para chegar exatamente 10 minutos antes do meu onibus partir.

PAra tornar a viagem menos cansativa o filme Joao e maria- cacadores de bruxa, nos distraiu ate chegar em Santiago novamente.
Sobre o filme...prefiro o Jack cacador de gigantes (Joao e o pe de feijao moderno ou a garota da capa vermelha (chapeuzinho vermelho moderna),

Beijos e ate a proxima

Hostel in Chile

Vamos comecar pela parte positiva...

Chili Hostel foi o meu escolhido em primeiro lugar por ser barato, depois tem uma localizao fantastica, quase ao lado do metro em uma ruazinha particular no maravilhoso bairro providencia em Santiago no Chile.

Depois as fotos do quarto náo eram das piores e o povo alegre no cafè animou! Ao chegar no hostel o grande sorriso do recepcionista me alegrou e ao subir os 5 lances de escadas com minha mala comecou a me assustar..sem elevadores...

Mas vamos continuar com a parte boa...O Chuveiro de serpetina (náo e eletrico) e realmente muito quente adoreiii depois que consegui sincronizar a agua quente e agua fria que saem juntas para acertar a temperatura.

A decoracao e rustica, pisos de madeira, escadariasde madeira, quadros gigantes nas paredes, moveis velhos e no cafe mesas feitas de portas recicladas...atè ai tambem esta legal.

O cheiro de querosene que sai dos aquecedores com fogo me lembram a casa da vò Rita...boas lembrancas sempre fazem do lugar mais aconchegante!

O jantar e gratuito..e acomida e realmente boa, momento de confaternizacao entre todos os hospedes do hostel, ver teve, comer e depois jogar conversa fora na sala que todos dividem..ja que os quartos sao minusculos e sem cadeira..pelo menos o meu e assim...mas isso faz parte do estilo hostel de ser!

Todo o pessoal que trabalha aqui e receptivo, atencioso e buscam nos ajudar da melhor forma, como hoje que cheguei as 22 horas, faminta, porque o city tour por VIna del Mar e Val paraiso mal parou para comer, e como a viagem foi longa na volta para santiago, nao encontrei nada mais aberto.
O recepcionista sorriu com olha de pena daquela brasileira com olhar faminto pedindo um pouco de comida, pois todos os lugares estavam fechado naquela noite de domingo fria. Prontamente ele correu ate a cozinha e disse alegre; - Sei que e pouco, mas so tenho arroz e salada se te ajudar a matar fome...ainda posso te oferecer umpouco de pao e queijo.
E foi assim que  matei a minha fome e o hostel ganhou mais um ponto sobre hospitalidade.

Eu comecei com sorte. Paguei um quarto para 6 pessoas, me colocoram emum para 4 e sò dormiram 3. Agora a parte dificil, na cama do minusculo quarto o que salva e o lencol...porque entre a coberta e o edredon tive impressao que uma galinha havia sido depenada,devido a quantidade de penas que ali estvam...prefiro realmente acreditar que seja so um travesseiro de penas furado que deixou aquele rastro srsrs

O cafe da manha e simples, com cereais, pao com queijo e manteiga, uma salada de frutas feita bem cedo e cafe com leite e suco..esta incluso no pacote de R$ 32.00... e bem gostoso ate!

Bem,  para quem nao busca luxo, grande qualidade, e limpeza a olhos nu...e umotimo lugar!