Sejam bem vindos a uma grande viagem

Quer viajar comigo pelo mundo? Então venha!

sábado, 26 de julho de 2008

E os gastos???

A sensação de ver seu dinheiro suado saindo em grandes quantidades (e o que mais dói em valor “Euro”, ou seja, quase 3 vezes mais, o mesmo dinheiro que você demorou para juntar em reais, (Não em Euro) é horrível.

O primeiro mês será sempre o pior (Se ele for entre junho e agosto pode ser pior ainda), pois você vai gastar como eu, os dois olhos da cara..rs

Segue uma lista dos possíveis gastos (Ou seja, os meus gastos):

Aluguel (em média 300 euros por mês) Isso se você não parar em uma casa de família como as agências sugerem, que sai mais caro pois será 160 euros por semana.

Depósito do aluguel (O mesmo valor do aluguel, e ao mesmo tempo do aluguel...Vc sente uma facada no coração, instantaneamente...Então, se quiser curtir uma aventura assim, prepare o coração...é o que mais sofre as dores!

Carteirinha de estudante: 15 euros

Passe escolar (Nossa sorte é que somos estudantes, e por isso pode-se comprar um cartão, que vale até um mês, e andar de ônibus, trem e metrô o quanto quiser, sem limite mesmo, por cerca de 75 euros. O meu azar é que moro em Malahide, portanto, preciso comprar todo mês o cartão para chegar em qualquer lugar (digo isso porque existe a opção de procurar um apartamento no centro de Dublin e assim economizar com passagens). E não fiz isso, pois cheguei para ficar na casa da minha amiga, e acabei me acomodando e gostando do lugar, o apartamento é novo e tem cara de casa dos pais. Os apartamento no centro tem jeito de vida boêmia, normalmente uma grande bagunça por terem diversas pessoas morando, diversas nacionalidades e culturas, mas principalmente por serem antigos. É claro que existem bons apartamentos também.

Roupas de cama (lençol, fronhas, travesseiro, Duvet (o duvet é um edredom muito mais grosso para agüentar o frio do país), capa de duvet (o pó é horrível e se não quiser ter um trabalho ainda maior para lavar o duvet, compre a capa)). Nessa brincadeira pode se gastar muito, mas o mínimo para mim fora 30 euros. (Isso contando que eu trouxe minhas toalhas, meu lençol, etc.)

Comida. (A casa pode ter 10 pessoas, mas cada um compra a sua comida e a prepara individualmente, portanto os custos dependem somente de seu apetite. Eu tive a sorte de poder dividir com minha amiga, a Dayse, e assim pode sair mais barato às vezes.)

Produtos de limpeza (Os produtos da casa são divididos, portanto, todos usam, todos pagam). Na minha casa cada semana uma pessoa é o cleaner (faxineiro), mas não é uma regra...por isso muitas casa ficam imundas...no pior sentido da palavra imunda...e isso é sério..rs

Contas (Luz, gás, internet com tv a cabo...como chove muito no país...Não precisamos pagar conta de água). Nessa brincadeira pode-se gastar cerca de 50 euros no verão e ainda não sei quanto no inverno (A conta de gás (aquecedores em todos os cômodos) triplica). A sorte é que contas, somente de 2 em dois meses.

Celular o mais barato é 50 euros. (vc precisa se comunicar com o mundo... rs mas principalmente, o mundo precisa se comunicar com você: Banco, imigração, novos colegas e o mais importante no início EMPREGOS. A sorte dos brasileiros é que a ligação para o Brasil é mais barata e a Vodafone (Operadora de celulares aqui) tem uma promoção assim que compramos o aparelho: 40 euros de créditos, divididos em 3 meses. Portanto, dá para se virar bem.

Imigração: 100 euros, para receber um cartão de identificação.

Bem, você acabará gastando com outras coisas menores que sentira necessidade de comprar assim que chegar aqui.

Já dá para ter noção o quanto se gasta para começar uma grande aventura, não é!!

terça-feira, 22 de julho de 2008

Gastando a sola do tênis!

Dizem que encontra emprego na Irlanda é fácil, bem, para mim ainda não foi!

Dizem que a alta temporada de verão trouxe milhares de europeus para a Irlanda, e sua maioria, jovens que buscam um emprego para cobrir as despesas de férias. E portanto, possuem total preferência na hora da contração por duas grandes razões:
São europeus e normalmente possuem um inglês melhor que a maioria dos latinos em busca de um lugar ao sol na Europa.

Isso desanima, talvez tivesse escolhido outra data para vir para cá, eu aconselho a todos que querem: viajar, estudar e trabalhar ao mesmo tempo.

Ontem distribui centenas de currículos, as pernas cansaram de tanto caminhar pelas ruas de Dublin. Estou sempre andando com minha amiga Mércia, que aborda os gerentes para saber sobre vagas e se podemos ao menos deixar nosso Vitae para avaliação.
Ouvimos muitos, mas muitos: - Não!
E coisas do tipo: - Volte o ano que vem, ou - Talvez em setembro, - Nosso quadro está completo, - Sinto muito, não contratamos pessoas sem fluência no inglês, - Precisa ter experiência de 1 ano no mínimo, Alguns faziam caretas horríveis, somente para dizer não, não recebemos currículos.
Enfim, conheci uma centena de Pubs lindos, bem decorados, antigos no centro de Dublin.
Na semana passada, conheci dezenas de restaurantes: Italianos, Mexicanos, Indianos, Tailandês, Francês, Irlandês, Polonês, Espanhol, e outros que talvez tenha me esquecido a nacionalidade... Nenhum havia vagas.
Já passei por alguns hotéis e pousadas... Sem sorte ainda!
Mas pensamento positivo... Tudo vai dar certo, provavelmente ainda não tinha conseguido nada porque não tinha minha carteirinha de Identificação da imigração.
Parabéns... já à tenho!

segunda-feira, 21 de julho de 2008