Sejam bem vindos a uma grande viagem

Quer viajar comigo pelo mundo? Então venha!

sábado, 17 de janeiro de 2009

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

O Vaticano

O Vaticano era lindo. Ao chegarmos à Praça de São Pedro, onde já pude avistar a grande Basílica, pude sentir a energia que possuía aquele lugar. Fiquei imaginando as grandes missas com o papa que via na tevê quando era criança, nem lembrei do Papa Bento (o atual) lembrei do João Paulo, aquela multidão, as câmeras de TV...nossa, era muita coisa que passava na minha cabeça, naquele lugar agora vazio, mas com alguns turistas também admirando a beleza daquela praça vazia a três dias do Natal.
Havia um grande presépio sendo montado e uma grande fila para entrar nas basílica.
Decidimos entrar...e a fila foi muito rápido..vivaaaaaaaa!!!

Por dentro também era lindo, muito ouro, estátuas de vários papas e santos que nunca ouvi falar antes.
Quando encontrei a Pietá de Michelangelo, parei boquiaberta em frente a ela.
Assim como alguns tantos turistas também. Era tão irreal, nunca imaginei estar ali...e agora... Ficava com aquela cara de boba. Agora já com o Helder conosco novamente, a Dayse e ele nem sabiam que aquela era a famosa Pietá.

Depois decidimos subir no alto da basílica, pagamos 5 euros para ir de escadas (de elevador seria 7 euros).
Essa foi a pior e mais engraçada parte.
E realmente pensei que seria uma boa economia de 2 euros, seria um terço a mais para comprar, mas nunca em minha vida em senti que uma escada não tinha fim.

Nos começamos a subir rindo, ganhamos 2 euros..ahahahah.... – O quê é um elevador? Só para chegar mais rápido...subir escadas faz bem a saúde! Faz tempo que não faço um bom exercício mesmo! Frases do tipo começaram a surgir. Neste início havia espaço para 5 pessoas, uma ao lado da outra na grande escada. Vários estudantes duros e outras tantas pessoas que queriam economizar 2 euros toparam a jornada e nos acompanhavam também.

Após praticamente vinte minutos subindo escadas, já cansada e com as pernas doendo..comecei a temer se realmente haveria fim aquela escadaria.
Essa deve ser a forma de fazer os cristãos pagarem seus pecados no Vaticano, só pode!
Deve ser pegadinha, quando chegarmos ao fim terá uma placa dizendo, obrigado por conhecerem as escadarias da basílica.
A escada foi estreitando-se e entortando-se Chegamos a um ponto que só passava uma pessoa por vez e de ladinho com o corpo virado!
Isso é brincadeira!!!
Cruzamos com uma família portuguesa, que ao ouvir minhas graças, piadas e lamúrias...começaram a rir!
- Vocês são Brasileiros?
- Não, mas falamos purtuguês também!! Com aquele maravilhoso sotaque do Manuel..rs
- Também achamos que não tem nada lá em cima.

E assim continuamos. Após sabe-se lá quanto tempo..chegamos a uma porta que abriu-se para uma maravilhosa vista de toda a cidade de Roma e do Vaticano.

- Pelo menos valeu a pena!
- Mas eu acho que vou pagar os 2 euros para descer..rs Disse o Português.

Fiquei deslumbrada e até esqueci do o cansaço de subir aquela escadaria. Tirei fotos lindas e vi um pôr do sol maravilhoso.

Uma tarde no sitio da família

Roma - Primeira parada

Decidimos passar nossas férias na Itália então fizemos um grande roteiro selecionando algumas principais cidades que desejávamos conhecer.
Roma, Pompéia, Florença, Cinque terre, Genova, Verona, Veneza, Milão, Como, Siena e Pisa.
Compramos um ticket de trem para fazer todas as viagens de trem, assim sairia mais barato!

A Dayse e eu iríamos sozinhas e depois a Jamile nos encontraria em Veneza e ficaria 5 dias conosco. Mas Tarde o Helder decidiu ir também, e nos encontraria em Roma, só ficaria 4 dias e voltaria para a Dublin.

A Dayse falou com o Giacomo, um amigo que ela fez na escola em Dublin e ele teve que voltar para a Itália, pois o filho ia nascer; e ele nos ofereceu a casa para nos hospedar.

A família do Giacomo é uma legitima família italiana, maravilhosos, nos acolheram como filhas e nós ganhamos: O babo Gian Franco, a mama Franca, a irmã Miquela, o Nono Miquel a Nona Rosa e até alguns tios.
Tinha forno a lenha e lareira na casa, então imaginem...pizza feita na hora e casa aquecida com fogo.
Eu experimentei vários vinhos que o babo fazia questão de me apresentar, a Dayse ficou longe de tudo que lembrava álcool.
Pastas de todos os tipos, Carbonara, com frutos do mar, com molho pomodoro, etc..

No sábado o Giacomo nos levou para conhecer o centro de Roma a noite, junto com a Laura, namorada dele e a Miquela, a irmã.
Passamos pela praça da Espanha e a praça Navona onde há igrejas gigantes com uma arquitetura e uma decoração de grandeza infinita.
Depois do passeio pela rua mais cara de Roma, onde pudemos ver as maiores grifes de roupas do mundo, só ver...rs...Voltamos para casa.

No domingo Fomos para o sitio da família no interior.
O sitio ficava num lugar tranqüilo bem afastado da cidade, cerca de 2 horas de Roma. Passamos uma tarde inteira lá, e eles fizeram uma maravilhosa lasanha, com churrasco, a famosa porcheta, e os doces pastarelli.
Andamos de trator, caminhos pela fazenda, ajudamos a Miquela a montar uma cômoda, e depois só admiramos a grande bênção com qual fomos agraciadas novamente.

Foi mais uma tarde maravilhosa com ar puro, vista do campo, pensamento longe.. Lá no Brasil, e uma mesa farta com pessoas maravilhosas que fez com que nos sentíssemos em nosso próprio lar.

Na segunda feira fomos para o centro de Roma, Lá encontramos o Helder que ficou em um Hostel próximo da estação de trem, a Laura foi nossa guia.

Conhecemos o Coliseu por fora e as ruínas da antiga Roma. Depois o Helder foi visitar outros lugares, pois ele teria somente mais dois dias em Roma e nós fomos para o Vaticano.
Minha alma tem o peso da luz.
Tem o peso da música.
Tem o peso da palavra nunca dita, prestes quem sabe a ser dita.
Tem o peso de uma lembrança.
Tem o peso de uma saudade.
Tem o peso de um olhar.
Pesa como pesa uma ausência.
E a lágrima que não se chorou. Tem o imaterial peso da solidão no meio de outros.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Imagens de uma linda viagem

A terra do alemães: Frankfurt

Frankfurt Foi uma viagem maravilhosa..

De apenas um dia, mas maravilhosa.


Muitas coisas dependem apenas da companhia que estamos e assim posso confirmar que conhecer a Alemanha com a Janaina e o Rogério foi uma grande descoberta e alegria.

Viajamos pela Ryanair, para variar..rs, como estamos perto do aeroporto e nosso vôo era as 9 da manhã conseguimos ir de ônibus. No hall de entrada para o avião encontramos outras duas brasileiras e começamos a bater papo. Brasileiro a gente encontra em todos os quantos e indo para todos os quantos, principalmente quando a passagem na Ryanair está em promoção por 1 Euro.

A Dayse não conseguiu renovar o visto em tempo e acabou perdendo a passagem e está viagem, então lembramos dela até dentro do avião quando fizemos um cartão com o nome dela e colocamos no banco vazio que era destinado a ela.

A Vista que tínhamos do avião era maravilhosa, pela primeira vez vi neve, cobrindo grandes pastos, montanhas, e casas....era muito bonito. Esse era o Inverno europeu.

Nosso vôo atrasou, então chegamos a Frankfurt quase uma da tarde. Como não sabíamos qual era o horário do outro ônibus que levava para o centro da cidade...perdemos...rs
O próximo sairia as 2 e 15 da tarde. Encontramos as brasileiras novamente, que também perderam o ônibus. Nós resolvemos ficar por perto e comer um lanche que levei na bolsa e elas foram dar um passeio pelas lojas em volta.

Tiramos algumas lindas fotos na neve, que ainda nem era muita, e eu toquei pela primeira vez.

Meu primos menores irão me perguntar: Como é a neve ? E então eu irei responder:
- É leve e branco como algodão, molhada como água e derrete muito rápido quando tocada.

As horas passaram rápidas e então na saída encontramos outra brasileira, a Lene. Ela morava em Dublin e estava sozinha, quando ouviu um português sendo falado veio correndo fazer amizade, e fez.

Fomos parar no mesmo Hostel em Frankfurt, mas ela ficaria mais um dia na cidade.

As outras brasileiras perderam o segundo ônibus, pois não voltaram em tempo...mulheres...rs Perderam a hora entre uma loja e outra..rs

O caminho para o centro era também lindo, eu desejei tirar muitas fotos para registrar aquela maravilha que meus olhos viam, mas minha câmera não permitia tal desejo.

Montanhas com a neve cobrindo o topo, casas com seus jardins brancos e lareiras soltando fumaça. O verde se misturava com o branco e ainda era possível ver o amarelo e o verde escuro do outono no meio da paisagem.
Fiquei encantada.

A viagem até o centro gastou 2 horas, e isso quer dizer que chegamos quando o sol já tinha se posto, e chegava a noite na cidade.

Era sábado a noite, o nosso Hostel parecia ser muito animado e teria a festa da pasta às 8 horas.
Nosso quarto foi dividido com mais 4 pessoas totalizando 7. Eram dois goianos que moram em Lisboa, Portugal, uma australiana e um americano de Las Vegas.

Eu até consegui bater um papo com eles, meu inglês já não é dos piores.

Fomos dar um passeio pela cidade e descobrimos que todo o centro de Frankfurt é muito perto do nosso Hostel e assim era possível fazer todo a pé.

Praticamente tudo estava fechado, e nós não pudemos aproveitar muita coisa. Voltamos e comemos a horrível pasta da Hostel. Era uma massa dura, sem gosto e cheia de pimenta....também Festa da pasta free, não podíamos esperar um banquete...tudo bem, não gastei nada com comida hoje..economizei!!!

A noite foi terrível, o americano parecia um trator, roncava tanto que pedi um fone emprestado para o Goiano para tentar ouvir um música...Mas foi impossível. O Cara parecia uma metralhadora, com um grande motor de arranque no peito. Amanheceu e eu acordei cedo..graças a Deus a noite não foi tão longa.

Nosso maravilhoso café da manhã incluído na diária de 20 euros nos sustentou por metade de um dia.

Conhecemos o centro histórico, as casinhas alemães, subimos na Main tower, grande prédio que possui a vista de toda a cidade, passamos em frente a vários museus, muitos não nos agradaram e como ainda tinha que pagar, deixamos para uma próxima oportunidade.
Lindas igrejas, parques belíssimos.
Almoçamos a comida típica da Alemanha: Lingüiça com batata. Tomamos um maravilhoso caputino num Café com donos Portugueses, e jantamos uma pizza maravilhosa numa pizzaria de Italianos.

Fomos embora para o aeroporto, pois nosso vôo seria as 9:30 da noite.

A neve já tinha dominado a estrada e tudo me divertia. Ao chegar no aeroporto a visão era única: Uma concessionária de carro com centenas de carros coberto de neve, as ruas todas cobertas e podíamos afundar nossos pés...

Os três mosqueteiros viram crianças e foram brincar na neve.

Chegamos exaustos em casa, mas foi uma curta e bela viagem.

Até a próxima tripulante!!!!

Big Beijo Lana
"Sou uma filha da natureza:
quero pegar, sentir, tocar, ser.
E tudo isso já faz parte de um todo,
de um mistério.
Sou uma só... Sou um ser.
E deixo que você seja. Isso lhe assusta?
Creio que sim. Mas vale a pena.
Mesmo que doa.
Dói só no começo."

Clarice Lispector

"Sou como você me vê,
posso ser leve como uma brisa,
ou forte como uma ventania,
depende de quando,
e como você me vê passar."