Sejam bem vindos a uma grande viagem

Quer viajar comigo pelo mundo? Então venha!

quarta-feira, 13 de julho de 2016

Sermão da Montanha



Outro dia estava conversando com um amigo num bar em plena rua augusta, em São Paulo, sobre os importantes ensinamentos da bíblia; ele tomando sua cerveja e eu comendo meu sanduíche. Era a comemoração de aniversário de uma amiga mochileira, e ali estavam outros tantos mochileiros para a grande festa na porta de um bar de rua.

Então ele falou que um dos trechos mais lindos da bíblia estava no sermão da montanha, escrito no evangelho de Mateus capítulos 5 a 7.

Neste texto Jesus ensina as lições de conduta e moral que deveríamos seguir. Lições que levam a libertação do homem.

A essência do sermão diz que devemos ser diferentes de todos os demais.

 "Não sejam iguais a eles", disse Jesus (Mt 6.8).

Fiquei super curiosa e fui pesquisar sobre o texto e ler as escrituras, então decidi compartilhar com vocês alguns trechos que me inspiraram ainda mais.

"Não ajunteis para vós tesouros na terra, onde a ferrugem e as traças corroem, onde os ladrões furtam e roubam. Ajuntai para vós tesouros no céu, onde não os consomem nem as traças nem a ferrugem, e os ladrões não furtam nem roubam. Porque onde está o teu tesouro, lá também está teu coração."

Um viajante sabe mais do que qualquer pessoa no mundo a verdade dessas palavras, pois nos caminhos de mochileiros também eu encontrei os maiores tesouros na terra, que ninguém poderá me roubar.

"Pedi e se vos dará. Buscai e achareis. Batei e vos será aberto. Porque todo aquele que pede, recebe. Quem busca, acha. A quem bate, abrir-se-á. Quem dentre vós dará uma pedra a seu filho, se este lhe pedir pão? E, se lhe pedir um peixe, dar-lhe-á uma serpente? Se vós, pois, que sois maus, sabeis dar boas coisas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai celeste dará boas coisas aos que lhe pedirem"

Outra verdade que descobrimos quando deixamos o medo para traz e pedimos ajuda quando realmente necessitamos. Sempre encontrei pessoas com apenas um lanche de almoço para repartir com tive fome, sempre achei abrigo quando o teto me faltou, sempre achei ajuda quando precisei; e nada disso foi entregue por amigos, mas sim desconhecidos com o amor ao próximo no coração. 


"Não julgueis, e não sereis julgados.Porque do mesmo modo que julgardes, sereis também vós julgados e, com a medida com que tiverdes medido, também vós sereis medidos. Por que olhas a palha que está no olho do teu irmão e não vês a trave que está no teu? Como ousas dizer a teu irmão: Deixa-me tirar a palha do teu olho, quando tens uma trave no teu? Hipócrita! Tira primeiro a trave de teu olho e assim verás para tirar a palha do olho do teu irmão"

Quantas vezes julgamos, mesmo que somente em pensamento? Quantas vezes nos esquecemos de olhar no espelho e ver o quê reflete além de nossa imagem? Esse me parece um exercício de humildade muito grande; olhar para dentro de nós antes de qualquer coisa, para, quem sabe, opinar sobre o quê não nos parece correto!


Sim, conversas de bares podem ser muito enriquecedoras também.

Até a próxima viajantes!