Sejam bem vindos a uma grande viagem

Quer viajar comigo pelo mundo? Então venha!

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Rodes – Rhodes

A Ilha de Rodes era um importante centro econômico da Grécia antiga. Historicamente é mais famosa por ter abrigado uma das Sete Maravilhas do mundo antigo: o Colosso de Rodes. Era uma estátua colossal do deus do sol Hélio (Mercúrio dos romanos) feita de ferro e bronze pelo escultor Chares de Lindus e instalada na entrada do porto de Mandráki, em Rodes. Diz-se que a estátua tinha cerca de 32 m de altura. Levou 12 anos para ser construída (cerca de 294 a 282 a.C.). Um terremoto ocorrido entre 225 e 226 a.C. derrubou a estátua que permaneceu no local até 654, quando os árabes a quebraram em pedaços para vender o metal.

A chegada na ilha foi as 8 da manhã, com um lindo nascer do sol que vinha de trás das montanhas.
O Barco estava coberto com o orvalho do mar grego. Muitos, ainda sonolentos, saíram de suas cabines e assentos para brindar o novo dia.

Assim fui eu, aquele sol que nascia com seu brilho ofuscante com poucas nuvens o escondendo também ofuscava meus olhos.

Desci no porto de Rodes e segui o fluxo. Pegamos um ônibus do porto (free) que leva até os pontos de ônibus, que levam todos para o centro da cidade; esse custa 1,00 euro.
Mas o percurso é muito curto, cerca de 5 a 10 minutos, não me recordo mais.

A entrada da cidade já muito me agradou, está rodeada por muros da cidade velha e um castelo ao centro.
A primeira coisa a fazer era achar o Hotel e me livrar das malas, então lá fui eu.

Perguntava para todos no caminho como chegar ao hotel, só possuía o nome da rua e nenhuma idéia de como chegar nesta. Minha sorte foi o inglês, pois na Grécia encontra-se muitas pessoas que conhece o mínimo de inglês para comunicação com turistas. E Enfim consegui chegar ao Hotel, ainda tomar café da manhã, por sinal maravilhoso.

O Hotel que fiquei foi o Amaryllis, a 5 minutos andando da praia. Recomendo a todos que desejarem ficar na cidade, pois é confortável, limpo, possui funcionários muito simpáticos, um café da manhã maravilhoso, está situado numa rua movimentada com muitos bares e lojinhas e é próximo da praia.

Depois de tomar um maravilhoso banho relaxante estava pronta para curtir as famosas praias gregas com seu mar azul turquesa e seu sol escaldante.
E lá vamos nós.

Adorei a primeira vista do mar, realmente é o que falam sobre a cor azul. Já curtiam aquele sol algumas dezenas de pessoas, mas não estava tão cheia essa parte da praia. E a maioria das mulheres faziam topless, primeira vez que via isso, mas era uma coisa tão natural que quase fiz também, só precisava de mais uns dias para me acostumar com a idéia..rs.

Uma coisa que incomodou um pouco nesta praia foram as pedras, a areia vem recheada delas e portanto precisa-se de uma esteira para ficar confortável sob o sol por um longo dia.

Mas enfim, passei uma tarde longa lá, admirando o som do mar, as cores maravilhosas o silêncio daquela praia, não havia crianças, portanto os jovens e os mais velhos que lá estavam, dormiam ou apenas se bronzeavam.

Depois de um tempo curtindo o sol decidi curtir a água também. A entrada nunca é fácil para mim, sempre gelada, preciso de um tempo para me acostumar, mas certa vez li num livro, “Brida, de Paulo Coelho”, que nunca podemos dar uma opinião completa sobre algo da qual não mergulhamos de cabeça para descobrir, e sobre a água do mar sempre penso assim. Quando coloco meus pés e digo para mim mesma que está muito fria e quero voltar para a areia, rebato para meus pensamentos: - Você ainda não mergulhou de cabeça, como pode saber se água realmente não está boa.
Então ganhei coragem e mergulhei de corpo inteiro.
E a água estava maravilhosa, e de lá não mais queria sair.
Infelizmente ainda não aprendi a nadar, então ficava pulando as ondas, que forte viam me derrubar a todo o momento.

Curioso sempre vai longe, e eu também fui. Senti um buraco no fundo da água e a curiosidade para descobrir o que tinha dentro me fez, estupidademente, enfiar o pé para descobrir o que tinha dentro, mesmo sem poder enxergar nada lá embaixo. Resultado, uma picada, aparentemente de um caranguejo, que fez até meu pé sangrar e acabar com a graça da água.
Sair da água agora mancando não foi tão simples, as ondas me derrubavam a todo o momento e não tive outra maneira se não de rir de mim mesma, e depois que consegui chegar na minha toalha admirar o mar e pensar no porque da idéia enfiar o pé em buraco dentro da água, onde não tinha idéia do que poderia encontrar.
Depois de ganhar aquele bronze (por falta de protetor solar é claro), fui conhecer a cidade.

Fiz a caminhada pela orla das praias que seguiam depois da que eu estava. Uma mais linda que a outra, com guarda-sóis azuis e brancos.

O Centro da cidade era realmente histórico, o clima era agradável. Eu realmente acredito que o sol torna as pessoas mais felizes, pois como era diferente da Irlanda no Inverno. Comprei minhas lembrancinhas e visitei alguns pontos turísticos como o porto de Mandraki e igrejas.

A noite fui jantar num restaurante grego, e pedi o famoso Gyros no prato. É o Churrasco grego no prato acompanhado de salada, fritas, um molho especial com ervas e pão sírio. Depois uvas, muitas uvas por cortesia do Chef. Voltei para o Hotel, pois no dia seguinte iria conhecer a cidade de Lindos.

Lindos é uma cidade praiana de Rodes a 1 hora do centro, o nome já diz tudo, é pequena, mas linda.
Me acomodei em uma das camas de praia, e lá fiquei por horas. Não é de graça, mas pela minha simpatia custou apenas 3 Euros. Envolta de mim, a maioria das pessoas eram Italianas. Cruzei com duas brasileiras que faziam um cruzeiro, mas nem puderam ficar muito porque o navio partiria em pouco tempo.
Relaxei e permaneci o dia todo na linda praia. A noite voltei para o Hotel e fui jantar.

Depois do jantar fui até um Bar/Restaurante chamado Therme, um lugar lindo, com várias fontes iluminadas, telões com vídeos e shows de luzes, e uma dupla Tocando e cantando. O Estilo parecia Folk, acho que cantavam também em grego, que lembra o sotaque italiano. Entretanto era um som agradabilíssimo, e de lá não mais queria sair. Curti até eles terminarem e agradecerem a presença.

Lá fui eu novamente sozinha com meus pensamentos voltar para o Hotel. Já próximo cruzei com um cartaz com uma lista de coquetéis e fotos dos mesmos. Fiquei fascinada com o charme deles e parei para ler os ingredientes de cada um, então fui abordada pelo garçom, tipicamente grego, convidando para entrar e experimentar um dos drinks. Eu decididamente não queria beber nada aquela noite, e foi o que falei a ele, talvez amanhã eu pudesse voltar. Mas então venho a proposta irresistível: - Então faremos assim, vc entra hoje experimenta um drink por conta do bar e se gostar amanhã volta e paga o seu.
De graça, lá fomos nós. Ele me deu o cardápio para escolher, e não sabia o que era melhor. Nomes exóticos e fotos lindas. Definitivamente, eu nunca bebi um coquetel, portanto não sei o que escolher. O gentil Garçom, então, escolheu um e trouxe.
Velas faiscante, frutas e cores quentes. Era linda, e o nome exótico quanto, Sex on the Beach. O teor de vodca era alto, então meu sorriso não quis mais sair dos lábios.
Na mesa ao lado uma austríaca com dois senhores gregos, que depois de alguns minutos puxou papo comigo e então começamos a nossa amizade. Melanie, era o nome dela, uma simpatia de pessoa, e depois ela já insistiu para pagar o Segundo coquetel, e depois o amigo grego já queria o terceiro. Definitivamente, era impossível três coquetéis, eu não conseguiria chegar ao meu hotel com minhas próprias pernas, e então desperdicei aquela belezura de Cosmopolita. E marcamos de nos encontrar no dia seguinte para conhecer o centro histórico. Dormi como um anjo após 2 coquetéis.

Castelo de Rodes, a cidade medieval é rodeada por muros e dentro uma nova vila recheada de restaurantes típicos e lojas de tudo o que vc puder imaginar.
Na praia ficam centenas de barcos-loja, que vendem conchas e coisas do mar, belezas sem tamanho.

Fomos para a praia novamente e depois de curtir mais um lindo dia de sol, marcamos de nos encontrar para jantar no Nikos Sea Food, recomendado pelo garçom. Melanie, Verena e eu. Elas eram muito engraçadas, como ri com elas. Depois de horas esperando nosso jantar, a minha horrível salada grega não me satisfez, pois possuía muito de uma folha amarga que nada me agradou. A noite conhecer uma outra rua recheada de bares típicos da Grécia. Então descobri, todos os garçons estão recomendados a convidar os clientes e oferecer o primeiro drinque gratuito, em alguns o segundo é que o Free. Mas enfim, um lugar muito agradável e alegre também, tudo ao estilo mais informal possível. Depois voltamos para o bar dos amigos gregos, tomamos o último drink e elas me acompanharam ata próximo do porto, quase 40 minutos de caminhada desde o Hotel. O meu Ferry deixaria o porto 24 horas, e eu passaria a noite dentro dele.
Assim acabou minha estádia em Rodes, a cidade medieval.

Nenhum comentário: