Sejam bem vindos a uma grande viagem

Quer viajar comigo pelo mundo? Então venha!

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Veneza - A beleza da cidade



Após acordar e tomar um maravilhoso café da manhã no Hotel 3 estrelas (primeiro e último de toda a viagem..rsrs) chamado Ariston; que aliás foi um achado, pois fica fora do roteiro das ilhas de veneza, cerca de 30 minutos, e custou 30 Euros a diária. Compramos nosso ticket para onibus que vale uma viagem e custava E1,10.

Chegamos as famosas ilhas rodeadas de água.
A veneza de Casanova é sem sombra de dúvida lindíssima em seu charme do século passado, casas com varanda de diversas cores, muitas desbotadas e mal cuidadas pelo efeito do tempo e da humidade, flores nas janelas, roupas penduradas em becos de casas, ruas estreitas com pontes em todos os lados, e o charme de lindas gondôlas que cruzam o caminho o tempo todo para levar em especial a centena de turistas que sonhavam em andar de gondôlas das ruas de água de Veneza.
Nas ruas, cachorros, artistas de rua cantores com gaitas cantando a tradicional música italiana e então eu disse.
Sim, nós estamos em Veneza.
O mapa da cidade mais parece o conjunto de veias do corpo humano, uma enorme teia de aranha ligada por pontes, um labirinto onde todos os lugares acabam levando a todos os lugares.
Um dos grande pontos turisticos é a ponte Rio alto, que separa as duas grandes ilhas de veneza e possui dezenas de lojas.
Em todas as ruas-rios, há um simpático gondolês com seu carisma italiano oferencendo sua gondôla para um passeio nos principais pontos da ilha como a ponte rio alto e a porta de Marco polo. Um passeio de cerca de uma hora custa cerca 80 a 120 euros dependendo do ponto que vc encontrar o seu gondôles. Deixamos para fazer nosso passeio no final depois qua Jambo chegou e pegamos no ponto mais caro, ou seja próximo a ponte rio alto onde fica o porto e ponto de centenas de gondôlas. Mas com nosso jeitinho, e negociação de preços camaradas...afinal é caríssimo esse pequeno luxo de veneza. Conseguimos um passeio de 25 minuto por 60 euros, vinte para cada com direito a ouvir histórias sobre Veneza, seus ilustres moradores e como a profissão de gondôles passa de pai para filho desde que surgiu. Foi Um lindo passeio e valeu conhecer a veneza pelos seus canais.
Um casal de recem casados passou o dia todo desfilando de gondôla pelos rios, a noiva toda de branco e com um enorme casaco branco para aguentar o frio era o charme na gondola enfeitada especialmente para o evento.


A praça São marcos é magnifica em sua grandiosidade e beleza, com detalhes dourados em seus painéis que enfeitam a faxada da igreja de São Marcos, pinturas com passagens biblicas, e as torres com diversas estátuas de anjos e santos. A entrada é gratuita, porém para conhecer a cupula o preço era cerca de 8 euros. Eu fiquei satisfeita em conhecer a igreja e sua beleza por dentro e tirar fotos de sua linda fachada. As pombas faziam a festa de muitos turistas eram centenas e todos faziam diversas poses para fotos com as belas assanhadas que se vendiam por algumas migalhas de pão.

Passamos pela ponte do Suspiro, onde os presos passavam do tribunal de justiça direto para suas celas onde normalmente não viam mais a liberdade e dali só saiam mortos, o nome deve-se a isto: Era o último suspiro em liberdade dos condenados.

Um dia almoçamos lanches típicos dá Italia, outros Jantamos Pizza, outros almoçamos Lazanha que era realmente fabulosa, mas o pedaço minusculo por E10,90 além de nã satisfazer ainda fez desejar mais.
Comi uma deliciosa pizza margueritta proximo a praça de São Marcos que foi a melhor de todas, mas nem posso recomendar, pois não me lembro o endereço exato.

O por-do-sol de Veneza foi um dos mais belos que já presencie. Os tons alaranjados que cobriam o céu e davam um brilho diferente para o mar, as cupulas de igrejas ao fundo, o azul do céu misturando-se com o cinza da noite e o sol, lindo e majestoso como uma linda e gigante bola de fogo no céu sem raios, apenas o enorme circulo.

As máscaras venezianas são um show à parte; todos os tipos para todos os gostos. Lindas, encantam a todos e estão à venda em todas as esquinas seja pelos vendedores de rua seja em lojas mais chiques com trajes típicos e fantasias para os famosos carnavais da cidade. O preços variam, vc pode encontrar uma linda e simples mascára por 10 euros, ou até 8 e também encontrar algumas mais elaboradas e com jóias, plumas e paêtes por 300 euros. Mas a verdade é que todas elas conseguem encantar a qualquer um.
Entrei em uma famosa loja que fez mascáras para diversos filmes até mesmo de Hollyood a “ La bottega dei mascareri” criada em 1984.

As ruas de comércio um charme, o desejo é comprar um milhão de coisas, bolsas, chaveiros, mascaras, bonecos, e tantos outros souvenir. Extrapolei os custos em Veneza, agora teria que economizar em outra cidade.

Nenhum comentário: