Sejam bem vindos a uma grande viagem

Quer viajar comigo pelo mundo? Então venha!

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Ilha do Sol - Copacabana - Bolivia


Entendo a moeda: Cambio do dia: 1 dolar e igual a 6.80 bolivianos

Caminhando um percurso ligeiramente grande..."quando se tem uma mochila de quase 10 quilos nas costas e uma mala de 15 para puxar..e no caminho é um pequeno morro...que devido ao peso nas costas parece uma grande montanha!"

Mas ao chegar no Hotel...3 estrelas...entrada internacional com bandeiras de todos os países e uma recepção muito amigável.. Hotel Ultama..esse da para recomendar em Copacabana.

Como e fácil trazer a felicidade novamente ao rosto de duas mochileiras que passaram o maior perrengue em albergues mal acabados, sem água quente, limpeza, cafe da manha descente ou cama limpa...simples..coloque-as num hotel com tudo isso de volta...rsrsr

Mariza e eu não conseguimos nos conter de tanta alegria, tomar um banho descente em um lugar descente não tem preço!!

Depois de chegar pela tarde e tomar uma banho para voltar a ser humano saímos pela cidade.

Copacabana é um encanto. Vilarejo pequeno, uma rua com muitas lojas de souvenir e artesanato local, restaurantes, e agencias de viagens para levar ao principais pontos turísticos da Bolívia e do Peru..muitas agencias, o que ajuda na hora da pechincha.

A dica para não perder tempo é garantir o passeio e fazer a reserva, então reservamos o ônibus que sai de Copacabana para Cuzco, por 110 bolivianos na empresa Titicaca bus (O fato e que a empresa vende o ônibus semi leito, e o quando chegamos la..ele e normal como os outros...e 11 horas assim não e agradável..mas e aguentável). Sairíamos as 18:30  e chegaríamos em Cuzco as 6 da manha.

Depois reservamos o passeio no hotel mesmo. Pacote para ilha do sol 40 bolivianos = transfer ate o barco+ barco ate a ilha ida e volta

Algumas agencias oferecem este pacote por 35 bolivianos. (visto que a viagem ate a ilha dura mais de 2.30 isso e muito barato)

Almoçamos em um pequeno restaurante de frente para o lago TITICACa, truta com batatas, arroz e salada por 25 bolivianos.

Passeamos por toda a cidade e fomos ver o por do sol do alto da montanha. Lindo...O sol vai se escondendo aos poucos no mar surgindo o crepúsculo ate o cair da noite.

Para acorde cedo..fomo direto para o hotel...ver programa boliviano e dormir cedo rs.

O tour começa as 8.30 da manha e termina as 5.30 da tarde. A surpresa do pacote esta ai: Gringo nao entende nada que o povo local fala e nao paga mais nada..eu entendia e nao conseguia passar em branco.
Extras custo sao: Museu local (nao tem nada, mas da entrada a ilha do sol e ruinas) 10 bolivianos, + 15 bolivianos para o guia cuidar da familia...e o que ele diz ao pedir a contribuicao...mas vale a pena o simpatico Carlitos, meu guia em espanhol, contou muita historia, e ainda ofereceu os servicos da casa dele quando quiser voltar, casa, almoco, cafe da manha..e so procurar por ele, tambem nos mostrou as ervas da montanha que curam os males de estomago e dores de cabeca devido a altitude.

Sao 2 horas de caminhada ate a parte norte da ilha..muita historia sobre a ilha e uma paisagem sem descricao, praias, montanhas, o sol apareceu de repente e me torrou...esqueci o protetor solar e fiquei parecendo um camarao assado.

As ruinas da parte norte sao de pedras, dos antigos povos que viviam ali, e muitos mochileiros e peregrinos faziamos o caminho da ilha..encontrei um peregrino hippie sentando nas ruinas, escrevendo e olhando para o grande mar que estava a sua frente..serenidade estava em seu rosto..ali era o labirinto de pedra.

A ilha da Lua, do outro lado estava fechada para turistas devido ao alto custo para chegar la, onde muitas mulheres fazem rituais para celebrar a mae lua.

Depois do maravilhoso passeio, mais 1 de trilha para voltar..para descer todo santo ajuda.

Nosso barco chamava-se Andes.

LA conheci o Kevin, um irlandes que vive na australia começamos a bater papo e o barco parou na parte sul da ilha..20 minutos de barco da parte norte. almoçamos uma maravilhosa truta por 25 bolivianos...depois de ter que pagar mais  10 bolivianos para entrar nesta ilha...so eu para variar..os gringos passaram direto.
Nesta parte sul esta o portal do Sol..com estatuas dos Reis Incas.

Ao voltar para copacabana, depois dormir quase 2 horas no caminho de volta no barco ... a net vai cair..volto outro dia beijos



Um comentário:

Vision Premier X disse...

O final do relato ("...a net vai cair...") foi ótimo.rs.

Avistei um concorrente, outro Carlitos.

Cuidado com essas ervas que ele conhece, sei que lá é rico em Ayahuasca.

Abs.
Carlitos I