Sejam bem vindos a uma grande viagem

Quer viajar comigo pelo mundo? Então venha!

domingo, 17 de maio de 2015

Perdas e Ganhos em uma longa viagem de mochila


Prever o futuro é uma tarefa paranormal, por isso devemos arriscar e pagar para ver nossos sonhos, mesmo que o preço fique mais caro que o estimado, já dizia o poeta: Tudo vale a pena quando a alma não é pequena!






Não é fácil partir em uma viagem rumo a caminhos desconhecidos, onde não sabemos a língua local, os costumes e como seremos tratados. 

Sempre surgirá a insegurança de ter apenas algumas informações retiradas da internet sobre o destino que desejamos, e a sensação que nada disto é suficiente, e não é mesmo!

Eu abri mão de muitas coisas para partir nesta grande jornada prevista para durar 2 anos, mas não imaginava que a lista de coisas aumentaria a cada dia que passasse lá.

Inicialmente, acreditei que estava abrindo mão somente de coisas materiais, como o conforto da minha casa, o clima tropical, o comodismo da minha família e a estabilidade do meu emprego; mas no decorrer do tempo, entre uma viagem e outra, uma mensagem de sinal de vida para casa e um telefonema para alguém querido, descobrimos que perdemos muitas coisas imateriais!

A presença de entes queridos é sentida com mais força após o primeiro mês, quando a euforia do novo diminui e a rotina começa a ser criada. 

Os momentos importantes em família começam ser perdidos e serem vistos em fotos e vídeos pela internet. Os primeiros passos do seu sobrinho, as primeiras palavras, o aniversário de 75 anos do seu avô, o casamento do melhor amigo, o nascimento de uma nova criança, assim como o ultimo adeus a pessoas amadas. (Essa última é uma dor terrível)

Uma palavra poderá sempre ressoar no eco de sua cabeça: - Eu perdi isso! Ou - Eu não estava lá!

As amizades mudam, e confie em mim, pessoas que você acreditava que eram amigas para eternidade se tornarão colegas fantasmas com o tempo, até sumirem de vez quando você retornar a terra natal. 

Mas a parte boa, é que os verdadeiros amigos permanecerão firmes e terão a amizade ainda mais fortalecida, porque o tempo destrói o que não é real e fortalece o quê é verdadeiro.

Deixei um amor para trás, acreditando que poderia viver aquele momento mais tarde, sem saber que os momentos passam, e nunca mais voltam.  Deixei de viver momentos aqui, e por amor também não vivi lá.
Mas então ouvi frases religiosas que me confortaram:
- Deus só tira uma coisa de sua vida, para colocar algo melhor! Siga o mandamento divino: Amar o próximo. Que venha o próximo!

Perder tudo isso é dolorido, mesmo que os ganhos nas viagens sejam extraordinários, não podemos  deixar que tais coisas sejam encobridas quando falamos de uma jornada longa como está. Vale muito a pena, mas precisamos estar preparados!

Certa vez, um velho  escritor me disse uma frase muito marcante, e que só agora consegui compreender:

 É muito fácil abandonar tudo, quando não se tem nada!

Nenhum comentário: