Sejam bem vindos a uma grande viagem

Quer viajar comigo pelo mundo? Então venha!

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Casamento tradicional na Bolívia

Casamento tradicional na Bolívia




Um dos momentos  mais inusitados vividos em Copacabana  foi o casamento da Chola Marilus.
O som tomava conta da cidade, era uma banda boliviana, daquelas que tocam em eventos e cerimônias, uniformizados com um terno roxo. Eu e Mariza fomos seguindo o som até chegar a um grande galpão decorado em verde e branco com motivos de bodas de casamento de David e Marilus.
Marilus era a noiva e seu vestido era tipicamente de cholas, assim como todos os outros convidados que ali estavam.
Cholas são as índias típicas da Bolívia. Sei bem que fomos cara de pau..quer dizer eu fui..a Querida Mariza, uma japonesa tipicamente tímida, apenas me acompanhou sem acreditar no que eu estava fazendo..que como cachorro de rua quando ve a porta da igreja aberta  vai logo entrando.
A curiosidade era gigante,  saber como era uma festa tradicional. Eles foram bem simpáticos, a banda falou com a gente pediu que ficássemos a vontade, o padrinho ofereceu bebida e os convidados bebiam e dançavam desinibidos  jogando espumas e cerveja uns nos outros. Acho que todo mundo já estava bem bêbado...pelo jeito que dançavam.
Depois o mestre de cerimônias chamou os noivos para fazerem o ritual dos presentes. Colocaram uma manta no chão com champanhes nas quatro pontas e depois os noivos precisavam trazer juntos todos os presentes que ganharam, enquanto isso o mestre de cerimônias fazia piadas e falava gracinhas para os convidados, e nós duas fomos incluídas nas brincadeiras...srs
Depois os padrinhos fizeram discurso e saudaram os noivos. Depois do Casamento fomos ver o por do sol no lago de Titicaca...umas das coisas mais belas do país sem nenhuma duvida.
A Bolívia me parece um país em construção, em La paz centenas de trabalhadores nas ruas, areia, cimento, pedras, os esgotos a céu aberto deixam tudo mais feio, e os policiais armados em todos os lugares me remetia segurança...nem pensei que podia ser uma eminente guerra srs.
Em La paz as crianças da Escola estadual saíram num lindo desfile de primavera, com a fanfarra pelas ruas da cidade.
Mas Copacabana é diferente, uma cidadezinha com ares de interior e lá, a população também é mais tranqüila.
Nosso ônibus foi comprado pela companhia Titicaca, os ônibus laranja, que são vendidos em todos os lugares da cidade, levavam para Cuzco no Peru.

No ônibus reencontramos o Irlandês que seguiria para o Peru também. Dentro do ônibus 3 brasileiras sentaram-se perto de mim.

2 comentários:

Vision Premier X disse...

"A Bolívia me parece um país em construção, em La paz centenas de trabalhadores nas ruas, areia, cimento, pedras, os esgotos a céu aberto deixam tudo mais feio"

Acredite, alguns lugares do norte/nordeste brasileiro não é muito diferente. Enquanto os governantes embolsam os impostos o povo sofre com a "involução" social.

Abs.
Carlitos

Lana disse...

Carlitos não tenho dúvidas disso! Não só Norte e Nordeste mas em São Paulo também há bairros com a mesma imagem que vi na Bolívia! Somos todos um país em construção castigado pelos governos que roubam ao invés de investir nas regiões mais pobres!